Cuidar da saúde com amor e alegria!

Cuidar da saúde com amor e alegria!

31/03/2011

Calçagem de Luvas Estéreis: stevancoelho




bjs,soninha

Enfermeiras Anjos de Luz



 ENFERMEIRAS ANJOS DE LUZ


Num leito de hospital
Com a dor rasgando a alma
São eles que com dedicação e bondade
Nos amenizam o sofrimento
Com muito amor e calma.


Os sedativos que nos dão
As vezes não resolvem mais
Mas seu semblante tem tanta ternura
E nos transmite tanta paz.

Seja noite, seja dia
Muitas vezes na correria
Lutando contra o tempo
Nos dão força e segurança
E com o olhar tão sereno
Fazem nascer uma esperança.

Cuidando desde o mais velho até a criança
Sem descriminar raça ou cor
Enfermeiras e enfermeiros
Todos vestidos de branco
São anjos de luz enviados por Deus
Para suavizar nossa dor.


Geslaide R. S. Schneider

bjs,soninha

30/03/2011

INJEÇÃO SUBCUTÂNEA: stevancoelho



bjs,soninha

Um Caso Real




Na minha vida profissional muito aprendi e tenho aprendido com colegas,clientes,técnicos etc.Até porque nós nos graduamos mas não sabemos tudo e todas as pessoas têm histórias de vida com as quais podemos aprender.

Pois bem,certa ocasião quando eu atuava numa emergência (atuei quase dez anos) havia uma paciente  internada,estado grave,torporosa,desorientada, pressão elevada, pouca urina ou diurese (oligúria),enfim, um caso que carecia de extremo cuidado tanto do médico quanto de nós enfermeiros.

Ela estava na ala de pacientes internados sob os cuidados da colega MV,eu ía de vez em quando dar uma espiadinha,ver a evolução,trocar ideias com a colega e voltava ao meu setor mais na frente, na emergência.

A médica plantonista havia solicitado avaliação com o psiquiatra por conta da sua desorientação,o mesmo passou pela paciente qual um relâmpago não a examinando sequer e apenas escreveu no prontuário: encaminhada à psiquiatria.

Enquanto desenrolavam estes acordos entre plantonista e psiquiatra,a colega MV conseguira obter a muito custo da paciente, através da anamnese,  uma revelação de que ela fazia hemodiálise e estava atrasada no procedimento. Mais que depressa a colega MV solicitou dosagem de uréia e creatinina cujos valores elevadíssimos confirmaram a revelação da paciente livrando-a de ir parar na psiquiatria e ali penar por muito tempo  ou até morrer.

De posse dos resultados a colega mostrou à plantonista que suspendeu imediatamente o encaminhamento,do seu colega,à psiquiatria,encaminhando-a com urgência à Clínica de Hemodiálise de onde a paciente retornou lúcida,dando continuidade ao seu tratamento,estando em boas condições de saúde até hoje.

Esta experiência confirma o que já falei algumas vezes:  o destino dos pacientes está nas nossas mãos,de nós enfermeiros.Para isto precisamos estudar e nos envolver efetivamente com o ser que está  sob os nossos cuidados.

Estudar e muito,porque se a colega MV não soubesse das complicações que decorrem da insuficiência renal ela não teria solicitado os exames e não teria chegado a uma solução tão rápida e eficiente. Claro que ela poderia falar com a plantonista a revelação da paciente e a médica,por certo,teria solicitado os exames.Mas o que eu estou querendo lhes mostrar é a diferença do atendimento de um médico e de um enfermeiro responsável.

Por que a médica não se deteve mais tempo perto da paciente tentando obter dados que lhe fornecessem uma pista para o seu diagnóstico? Se ela tivesse tentado por certo teria obtido da mesma maneira que a colega MV obteve,não é mesmo?!

Concluo reafirmando que a responsabilidade dos enfermeiros é imensa no que diz respeito ao diagnóstico,tratamento e plano de cuidados e que eles saibam imbuir-se desta responsabilidade que Deus lhe outorgou,estudando e se preparando sempre e cada vez mais para que o seu Amor de mãos dadas com a ciência triunfem sobre o descaso que temos visto em muitos hospitais.


bjs,soninha

Ser Enfermeiro (a)



Afinal de contas o que é ser enfermeiro?

Se lançarmos esta pergunta a um grupo de enfermeiros cada um terá a sua própria resposta objetivando desta maneira não ser o enfermeiro um profissional com características iguais a todos os demais.

Não há,pois,um conceito pré estabelecido do que seja este profissional ainda que algumas qualidades mundialmente listadas sejam citadas como indispensáveis ao exercício profissional.

Contudo,não importa de qual maneira seja o enfermeiro definido,o que importa de verdade é o seu desempenho ante o seu objeto de trabalho que é o paciente,ou modernamente chamado de cliente.

Em qualquer área em que se especialize o seu labor estará sempre voltado para o ser humano daí a grande necessidade de ser detentor de uma profunda sensibilidade a fim de que possa criar uma efetiva empatia com o seu assistido determinando desta maneira o seu modus operandis embasado no amor ao próximo aliado à ciência que norteará a dinâmica do tratamento implementado.

Quem não sabe se colocar no lugar do outro jamais poderá elaborar um plano de cuidados que supra as reais necessidades de quem muito espera de quem o assiste.

Vê-se em muitos consultórios médicos um profissional apressado que apenas indaga do cliente,com frieza:

- O que está sentido?

E, depois de breves palavras seguidas algumas vezes de solicitação de exames,a entrega de uma receita provisória enquanto aguarda resultados para um posterior diagnóstico.A maioria destes profissionais não mais examinam o cliente,parece que têm medo de tocá-lo,muito raramente aferem a pressão arterial,quando não , pedem ao técnico de enfermagem ou ao enfermeiro que o façam.

Enfermagem não pode e nem deve copiar este modêlo apressado de atendimento.

O cliente precisa ser olhado nos olhos,escutado em todas as suas queixas,questionado e sobretudo examinado.Nós sabemos da importância dos mínimos detalhes citados pelos clientes quando se sentem bem assistidos e bem cuidados.Eles sentem confiança e expõem as suas mazelas.Tal exposição facilita a trilha ao diagnóstico.Cliente mal assistido e sem confiança esconde o que sente,não se mostra,não se revela dificultando ao médico estabelecer um diagnóstico bem como ao enfermeiro e até embaraçando o traçado do seu plano de cuidados.

Somos nós enfermeiros o que resta da grande maioria dos profissionais de saúde, responsáveis pela qualidade de assistência ao ser humano.Não permitamos que isto nos escape para que a saúde não entre no caos total.Somos nós enfermeiros quem muitas vezes detectamos detalhes ínfimos que nortearão o médico ao diagnóstico preciso.A nossa sensibilidade,o nosso cuidado e zelo quem dirá o que o paciente realmente apresenta,se soubermos atendê-lo como se estivéssemos atendendo ao nosso pai ou a nossa mãe.

Concluo com a pergunta no ar...

Afinal,o que é ser enfermeiro?

bjs,soninha

29/03/2011

Morre Nosso Ex Vice Presidente José Alencar

* 17/10/1931 
+ 29/03/2011


Após longa luta contra o câncer, o ex-vice-presidente José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Ele estava internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, desde a tarde de segunda, (28), onde foram constatadas uma nova obstrução do intestino. Alencar, que há mais de dez anos sofria de câncer, já tinha sido submetido a 17 cirurgias.

O corpo do ex-vice-presidente será levado a Brasília e deve chegar por volta das 8h30 de quarta-feira na Base Aérea, onde estarão o presidente em exercício, Michel Temer, os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.

Depois das honras militares, o corpo será transportado em carro do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Planalto, onde será carregado pela guarda presidencial, que subirá a rampa até chegar ao Salão Nobre do Palácio. O velório será iniciado às 10h30 e será aberto ao público. Por enquanto, não há previsão para o horário de término do velório. As informações são da assessoria de imprensa da vice-presidência da República.


bjs,soninha


Venóclise:stevancoelho


Obs:na antissepsia utilize a bolinha de algodão 
com álcool a 70% passando um lado 
depois o outro e por garantia 
maior ,devemos  repetir o processo.


abçs

Berçário (uma homenagem)


Os bebês de um berçário
Pequenos anjos de luz
São jóias de um relicário
Bem guardado por Jesus!

Sou enfermeira e atualmente atuo em um berçário. Ontem quando eu oferecia a mamada a um pequetitinho,emocionada ante a fragilidade de tão minúsculas criaturinhas,me veio esta tentativa de trova à mente.

São seres frágeis,prematuros que nascem com seis,sete,oito meses de gestação e carecem de todo o cuidado e carinho de nós.

ESTA É DELES!!!

bjs soninha

Atualmente não mais atuo no
berçário por problemas de saúde. 

Publicada no Recanto das Letras em:13/12/2008

Enfermeira Muito Além do Dever


 

Conta A. J. Cronin, em sua obra, Pelos caminhos da minha vida, o exemplo de Olwen Davies, uma enfermeira que, aos 25 anos, recém-saída do seu curso prático de hospital, foi nomeada para o cargo de enfermeira visitante.

Apesar da recepção gélida que teve no lugarejo para onde foi mandada, ela se entregou entusiasticamente ao trabalho.

Com qualquer tempo, saía a pé visitando os doentes, subindo montes, e andando por caminhos desertos.

O médico da localidade era um mau profissional e tantos foram os desencorajamentos, que Olwen teve que lutar para vencer a tentação de demitir-se.

Quando uma violenta epidemia de febre tifóide atacou a pequena cidade, ela foi até o responsável pela saúde pública, a fim de receber instruções para combater a epidemia.

Irritado, ele a despachou, dizendo que o surto não era novidade. Os doentes seriam tratados e pronto. Era o que bastava.

A enfermeira colheu amostras da água de diversos poços artesianos, onde a população se abastecia, e encaminhou para análise laboratorial.

48 horas depois, um telegrama oficial dava contas de que o tifo tinha origem num determinado poço que abastecia a parte baixa da cidade.

O Centro de Saúde interditou o poço e a enfermeira sofreu protestos de toda ordem, por ter exorbitado dos seus deveres, metendo-se onde não devia.

No entanto, não apareceram mais casos de tifo e a epidemia foi cortada em tempo recorde. A opinião pública mudou e o povo lhe abriu as portas.

Uma comissão de moradores, ao final do ano, a presenteou com uma bicicleta. Agora, ela chegava mais rápido aos doentes mais carentes.

Por iniciativa própria, inaugurou uma Clínica para crianças e velhos, em um quarto alugado e pago com o seu dinheiro.

Quando lhe diziam que ela deveria estar ocupando cargos de diretoria em importantes hospitais, como algumas das moças que haviam se formado na mesma turma, ela respondia:

O meu lugar é este, onde me encontro. Prefiro trabalhar no anonimato, tratando de crianças e velhos carentes.

Certo dia, ela saiu em sua bicicleta para atender um chamado.

Em um trecho da estrada, foi de encontro a uma pilastra que havia caído atravessada. Olwen Davies ficou ali, toda a noite, sob o vento e a chuva.

Encontrada pela manhã, foi levada para o hospital de uma cidade maior. Ela havia fraturado a coluna vertebral.

Uma série de operações longas e complicadas, massagens e eletroterapia resultaram em nada. Nunca mais ela poderia andar.

A corajosa enfermeira não se abateu. Anos mais tarde, numa cadeira de rodas, o cabelo embranquecido, mais magra, as pernas cobertas por uma manta, mas ainda de uniforme, estava ela firme no trabalho a benefício do próximo.

Cercada pelos seus doentes, na maioria crianças, ela impelia com as mãos práticas as rodas da sua cadeira.

Quando as pessoas lhe perguntavam como se sentia, ela sorria, traduzindo alegria e bem-estar, e dizia:

Não está vendo? Estou ótima! Voltei ao trabalho e ainda sobre um par de rodas.

Recorda sempre da nobre aplicação dos valores de que dispões: a visão, a palavra, a audição, movimento, lucidez e tantos outros, distribuindo bênçãos entre os que conduzem um fardo mais pesado que o teu.

E lembra que O homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo.


abçs



"É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio"!?


Núbia Cristiane Silva Souza
* 17.07.1975
+ 08.01.2011


"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."


Fernando Pessoa

Não sei se conhecias esta poesia mas sei 
que gostarias dela e por isto eu te ofereço.


abçs,soninha


27/03/2011

Hino à Enfermagem: Amor e Luz




bjs,soninha


Juramento de Enfermagem!



bjs,soninha

Oração da Enfermeira!



ORAÇÃO DA ENFERMEIRA!


Senhor! No desempenho das minhas atividades, toma as minhas mãos entre as Tuas, unge-as com a Tua Bênção e me ensina a servir de uma maneira desinteressada como o Teu filho Jesus nos exemplificou. Diante de mim, corpos disformes, criaturas abandonadas ao seu destino, morte e sofrimento se desenrolam no dia-a-dia como se fora algo normal.Talvez seja sim. Com certeza que tudo acontece sob as Tuas vistas e sob Teu consentimento.Mas tem certas coisas que não consigo entender ó meu Deus...A solidão dos enfermos desamparados pelos familiares, a dor da partida súbita,a falta de sensibilidade de alguns profissionais da área...Ah! meu Deus, como dói. Enfim Senhor, não me abandones jamais quando eu estiver exercendo este ministério tão nobre. Que eu enxergue nos meus pacientes a Tua imagem e, num gesto único de amor e desvelo,eu me entregue de corpo e alma aos Teus cuidados, em prol da vida.Abençoa Senhor a todos que, neste momento, lutam e se dedicam à vida.


Publicada no Recanto da Letras em 26/03/2007

bjs,soninha


Anjos da Enfermagem



Os anjos da enfermagem é uma associação civil, sem fins lucrativos, que presta assistência a outros anjinhos, as crianças com câncer. Surgiu no Ceará, após a produção do filme Patch Adams, outro bom exemplo de amor, solidariedade e humanização.

Durante o ano, 8 voluntários percorrem os hospitais do paraná, levando alegria as crianças com câncer.

PARABÉNS a todos os voluntários e ao coordenador dos anjos no estado, Sr. Luis Eugenio Miranda. Certamente, vocês serão recompensados por isso, aliás, ja devem ser.

fonte: CORENEWS edição janeiro/fevereiro de 2010,

bjs,soninha



Núbia Cristiane


Núbia Cristiane Silva Souza
* 17.07.1975
+ 08.01.2011


Esta menina mulher é um anjo que Deus enviou para iluminar um pouco mais a Enfermagem aqui no planeta Terra.

Nasceu em 17 de julho de 1975,de pais simples e humildes,Agnaldo e Luzia,flor de estufa,frágil e delicada cresceu com severos problemas de saúde que não conseguiram cercear o seu ânimo e a sua coragem diante da vida.

Nenhuma outra profissão lhe cairia melhor do que aquela que ela mesma escolheu: A Enfermagem!

Saúde frágil em corpo esguio,e um espírito forte e valoroso,dedicou-se aos estudos com afinco formando-se com destaque e louvor,até mesmo logrando duas especializações,uma em Enfermagem da Saúde Pública e a outra em Gerontologia.

Calçada com sandálias de veludo não se ouvia os seus passos por onde passava porém a sua luz interior espraiava-se por todos os ambientes, como um imã a nos atrair a fim de que percebêssemos a presença de Deus a emanar através das suas palavras frutos dos seus puros pensamentos.

O meu convívio com ela foi rápido,nas aulas de Gerontologia que abandonei por motivos pessoais e, posteriormente ao me encontrar no Hospital trabalhando, ela compareceu ao setor onde eu estava, me questionou o porquê da minha desistência,quando eu lhe disse que fui derrubada pela depressão,olhou-me dentro dos meus olhos e me disse:

- Jesus vai te curar,soninha.

Eu já estava fragilizada há um bom tempo e foi dela,espírito elevado e puro,uma quase desconhecida para mim,que recebi as palavras que mais me motivaram ao tratamento e à esperança da cura sem remédios.

Igual a todas as mulheres ela também sonhava em formar a sua família.Casou-se com o rapaz a quem amava e pouco tempo depois,antes mesmo de completar três meses de casada Deus a chamou ao seu convívio, em 08 de janeiro de 2011 com apenas 35 anos de idade.

Quando regressa à pátria espiritual um(a) enfermeiro(a) eu costumo dizer que Deus estava precisando deste profissional na outra dimensão. Deve ser por isto mesmo!

Com certeza Ele conhecedor da sua habilidade em cuidar do ser humano sabia de antemão que iria precisar do seu desempenho profissional frente aos dizimados do Japão. Eu até te vejo menina,sadia agora no outro plano,para lá e para cá a cuidar dos necessitados.

Sei perfeitamente que a tua elevação espiritual não carece de longos períodos de descanso e recuperação pois ainda aqui tu sabias que o teu lugar verdadeiro era no Reino do Pai diligenciando as tarefas aos necessitados.

Sinto não haver convivido mais tempo contigo pois sei que teria aprendido muito apesar da tua pouca idade diante de mim.O teu desenlace me causou um susto tremendo e, mais uma vez pude constatar a fragilidade da nossa vida terrena e a necessidade de estarmos preparados ao recebermos o chamado do Pai assim como tu te encontravas.

Foste dar um passeio por lá nos deixando aqui com as lembranças e a saudade,em breve nos veremos a fim de louvarmos e darmos glória ao único que as merece: nosso Maravilhoso Deus!

Fica em paz menina mulher,nós te amamos e daqui rogamos a Ele que te guarde junto a Si a fim de que também possas suportar a dor da saudade que sentes dos teus familiares e amigos e para que nenhum mal te alcance.


Abraços de quem te admira,soninha.


Guia de Exame Físico Para Enfermagem



Índice Geral:

1 A entrevista e a Anamnese
2 Estado mental
3 Técnicas de avaliação e o ambiente clínico
4 Exame geral, mensuração, sinais vitais e avaliação da dor
5 Pele, cabelo e unhas
6 Cabeça, face, e pescoço, incluindo cadeia linfática regional
7 Olhos
8 Orelhas
9 Nariz, boca e garganta
10 Mamas e axilas, incluindo cadeia linfática regional
11 Tórax e pulmão
12 Coração e vasos do pescoço
13 Sistema vascular periférico
14 Abdome
15 Sistema musculoesquelético
16 Sistema neurológico
17 Sistema genitourinário masculino
18 Sistema genitourinário feminino
19 Ânus, reto e próstata
20 Integração do exame físico completo


Onde comprar? Pesquise em: 

bjs,soninha


Um pouquinho de história...




Se vocês buscarem pela vasta literatura sobre as origens da Enfermagem,o assunto dá para escrever um imenso compêndio.

Eu diria que não começou exatamente com Florence como os historiadores asseguram,e sim com todos os povos primitivos que cuidavam dos seus familiares doentes,tateando aqui e acolá até eles curarem,sem a menor noção de higiene,os remédios eram as ervas,o fogo,a água etc, apenas o amor os guiando,ela veio em seguida estruturar cientificamente o corpo de enfermagem e moralizá-la.

Numa sequência evolutiva surgem as mães cuidando dos seus familiares e,já num contexto mais avançado vemos as prostitutas também ajudando nos cuidados às pessoas enfermas.



Quando Florence Nightingale,uma italina que nasceu em 12 de maio de 1820 em Florença,Itália,desenvolveu um interesse por assuntos sociais fora do tempo,voltou a sua atenção para a enfermagem,mas durante esta época,1845,a enfermagem não era tido como uma profissão apropriada para uma moça bem educada. As enfermeiras desta época além de não ter treinamento tinham a reputação de serem vulgares, ignorantes e dadas a promiscuidade e bebedeiras.

Sua família estava firmemente contra a sugestão dela de ganhar experiência em um hospital. Até então as únicas tarefas de enfermagem que ela tinha feito era cuidar de amigos e parentes doentes.



No inicio dos anos 1850 iniciou seu treinamento como enfermeira do Instituto São Vicente de Paula em Alexandria, Egito, que era um hospital da igreja Católica Romana. Em julho de 1850 ela visitou os hospital Pastor Theodor Flidner em Kaiserwerth, perto de Dussledorf. Ela retornou a Kaiserwerth, em 1851, para fazer um treinamento de três meses no Instituto para Diaconesas Protestantes e da Alemanha ela seguiu para o hospital St. Germain, próximo de Paris, que era dirigido pelas Irmãs da Piedade. Ao retornar a Londres, em 1853, aceitou o cargo, sem pagamento, de Superintendente no "Estabelecimentos para Senhoras Enfermas" no número um da rua Harley.



Em março de 1854 iniciou a guerra da Criméia, com a Inglaterra, França e Turquia declarando guerra a Rússia. Embora os Russos tenham sido derrotados na batalha de Alma River, em 20 de setembro de 1854, o jornal The Times criticou as instalações hospitalares britânicas. Em resposta as estas críticas, seu amigo Sidney Herbert, Secretário Britânico para a Guerra, solicitou, por carta, que Florence se tornasse uma enfermeira administradora para supervisionar a introdução de enfermeiras nos hospitais militares.

Era chamada "Superintendente do estabelecimento de mulheres enfermeiras dos hospitais gerais ingleses na Turquia".Enquanto esteve na Turquia ela coletou dados e organizou um sistema de manutenção de registros que utilizou como uma ferramenta para melhorar as condições dos hospitais civis e militares.



Já em fevereiro de 1855 as taxas de mortalidade caíram de 60% pra 42,7%. Através do estabelecimento do suprimento de água fresca bem como da utilização de fundos próprios para comprar frutas, vegetais e equipamentos hospitalares, a taxa de mortalidade na primavera caiu para 2,2%.

Em 1860, a Escola de Treinamento Nightingale e a Casa das Enfermeiras baseadas no hospital St. Thomas em Londres, tiveram início com 10 estudantes.As enfermeiras deveriam ter treinamento prático em hospitais especialmente organizados para este fim eddeveriam viver em uma casa baseada em princípios morais e de disciplina. Devido a fundação desta escola Nightingale conseguiu com que a enfermagem passasse de um passado desprestigiado para uma carreira responsável e respeitável para mulheres.




Por uma boa parte do resto da sua vida Nightingale esteve acamada devido a uma doença contraída na Criméia, que a impossibilitou continuar seu trabalho como enfermeira.Esta doença, entretanto, não a impediu de continuar fazendo campanha para a melhora dos padrões de saúde. Ela publicou cerca de 200 livros, relatórios e panfletos. Uma destas publicações foi um livro de 1860, intitulado Notes on Nursing (Notas sobre Enfermagem). Este foi o primeiro livro texto publicado especificamente para a utilização no ensino de enfermagem e foi traduzido para muitas línguas.

Outras publicações incluem Notes on Hospitals (Notas sobre Hospitais), de 1859 e Notes on Nursing for the Labouring Classes (Notas sobre Enfermagem para as Classes Trabalhadoras), de 1861. Florence Nightingale acreditava profundamente que o seu trabalho foi um chamado de Deus. Em 1874 ela tornou-se membro honorário da ASA (Associação Estatística Americana) e em 1883 a rainha Vitória a condecorou com a Cruz Vermelha Real por seu trabalho. Ela foi, também, a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito de Edward VII em 1907.



Nightingale faleceu em 13 de agosto de 1910 aos 90 anos de idade. Ela foi enterrada na Igreja St. Margaret, East Wellow, próximo ao parque Embley. Ela nunca se casou, embora não tenha sido por falta de oportunidade. Ela acreditava, no entanto, que Deus tinha:



... claramente sinalizado que ela seria uma mulher solteira.

O monumento Criméia, erigido em 1915, em Waterloo, Londres, foi executado em homenagem a contribuição que Florence Nightingale fez por esta guerra e pela saúdes dos soltados que nela tomaram parte.




bjs,soninha


Enfermagem!



Alguns a consideram A Arte de Cuidar, outros dizem que é Gente Cuidando de Gente, eu asseguro que a Enfermagem quando bem e amorosamente praticada,é uma profissão divina que nos aproxima de Deus.

Se o médico estudou e tem a possibilidade de chegar a um diagnóstico claro e correto e salvar vidas através do seu conhecimento, o(a) enfermeiro(a) tem duplamente esta mesma chance,através do conhecimento e do amor ao cuidar dos seus paciente.

Ser enfermeiro não é apenas cuidar do paciente de uma maneira mecânica ,administrando-lhe medicações prescritas pelo médico e receber o seu salário no final do mês.

Ser enfermeiro é:
- ser um Anjo da Guarda diuturnamente em labor

- é ser paciente

- é conhecer as patologias que está prestando cuidados

- é conhecer as medicações que administra com todas as suas variantes,doses,interações,efeitos colaterais etc.

- é não estar mal humorado principalmente em serviço 

- é assumir o seu erro,quando errar,e buscar ajuda

- é não abandonar os pacientes,nunca

- é saber escutar....
- é manter sigilo quando o paciente lhe revelar um segredo ,e muito mais....
- enfim, o (a) enfermeiro (a) há de alcançar Deus com a sua alma a fim de trazer ao seu ambiente de trabalho e aos seus pacientes, a energia mais eficaz e eficiente à cura.


bjs,soninha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...